Telefone: (17) 3512-2933

Energia Limpa no Agronegócio

Cada dia mais presente nos lares, nas indústrias e nos negócios, a energia fotovoltaica é uma tecnologia que utiliza a luz do Sol como fonte de energia para gerar eletricidade. Ela também tem sido a melhor opção quando se trata de agronegócio, devido à grande demanda nas atividades rurais. “Gerar sua própria energia é uma alternativa assertiva para não sofrer com a instabilidade gerada pela energia convencional, como a emissão de taxas de carbono e as variações dos preços por exemplo”, explica o diretor da Sonne Solução em Energia, Bruno Campos.
O diretor ainda esclarece que a energia fotovoltaica pode ser aplicada em diversos segmentos, tudo depende do nível de consumo de energia no imóvel. “É importante salientar que não importa o valor do investimento para começar a gerar energia solar: os ganhos econômicos que esse sistema proporciona, em comparação com o convencional, representam uma redução na fatura de energia elétrica de até 95%.”

Energia Limpa no Agronegócio

 

Como funciona a energia fotovoltaica?
De forma ideal as placas são aplicadas nos telhados para gerar maior eficiência. Se elas estiverem direcionadas para o norte, a geração será mais eficiente, devido à insolação nos módulos que utilizam a maior demanda no período do dia. As placas podem ser instaladas tanto no telhado quanto em estrutura de solo, podendo também ser geração remota (a distância). Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia, que é transportada até o inversor solar. O inversor é responsável em converter a energia das placas, para uma energia apta a ser usada nas tomadas das residências. As vantagens das placas é que elas podem ser expostas a intempéries variadas, como sol, chuva, granizo ou neve. O painel solar fotovoltaico é marcado pela robustez e resistência a ciclos adversos da temperatura. Grande parte das empresas que produzem o painel solar relatam que, em média, o módulo fotovoltaico (sinônimo usado para painel solar), dura entre 20 e 25 anos. Isso não significa que o sistema pare de funcionar no vigésimo quinto ano. Existem painéis com mais de 40 anos gerando energia ininterruptamente.

Sobre a manutenção, é indicada a limpeza dos módulos feita pelo menos uma vez ao ano. Também é importante verificar a conexão de cabos e conectores.

Exemplos de energia limpa para o agronegócio:
Sistema On Grid local: em uma geração conectada à rede é possível instalar os painéis em telhado para compensar todo ou parcialmente o consumo de energia elétrica. Se houver excedente de energia produzida, a energia é injetada na rede da concessionária e transformada em créditos de energia (em kWh). Os créditos são válidos por 60 meses e podem ser transferidos para outras unidades, desde que no mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora.

Sistema Off Grid ou desconectado da rede: o sistema de microgeração solar Off-Grid se aplica a locais isolados, onde a rede elétrica da distribuidora não alcança, fornecendo autonomia e independência energética através dos painéis fotovoltaicos. Essa energia é armazenada em banco de baterias para consumo noturno. O investimento é muito atrativo em comparação com o custo de uma extensão de rede de transmissão ou pelo custo de outras fontes de energia movidas a combustíveis fósseis e suas manutenções periódicas.

Fazenda solar: os parceiros e investidores possuem fazendas solares pelo Brasil todo para atender à demanda de empresas e comércios que queiram reduzir a conta de luz com energia solar fotovoltaica. Exemplos dessa modalidade:

1- Para um grande consumidor é realizado o empreendimento no solo, ou em um terreno próximo sob medida, toda a energia produzida pela usina é compensada no empreendimento do grande cliente por um prazo acordado. Todo o investimento, operação e manutenção, fica por conta do investidor.

2- Alugar um lote de uma fazenda solar para abater o consumo de uma indústria, comercio ou várias unidades residenciais. Não é necessário fazer investimento, a unidade consumidora apenas é cadastrada na concessionária de energia como beneficiária de parte dos créditos da usina solar.

Energia Limpa no Agronegócio

Agência Novel

Agência Novel

Comentários

Economize dinheiro
gerando a sua própria energia.

Veja também

Artigos Relacionados