Desde 2012, com a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para energia solar, o setor fotovoltaico tem se desenvolvido muito. Cada vez mais os brasileiros percebem os impactos positivos ao gerar a própria energia de forma limpa e sustentável, especialmente pensando na economia gerada.
Entretanto, mesmo com a popularização dessa fonte energética, ainda existem muitas dúvidas sobre a tecnologia. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo, os principais questionamentos sobre a energia solar. Entenda!
Esse questionamento é bastante frequente e, para a alegria de todos, podemos afirmar que os painéis não exigem muita manutenção. Isso porque, além de apresentarem vida útil de pelo menos 25 anos, seu único cuidado será a realização da limpeza a cada seis meses, somente para retirar qualquer sujeira que atrapalhe a absorção dos raios solares.
Talvez essa seja uma das maiores dúvidas, e a resposta é sim, o sistema gera energia em dias chuvosos e nublados. Entretanto, a eficiência é um pouco menor do que em dias mais ensolarados. Isso ocorre, pois as nuvens tornam a passagem da radiação solar mais difusa, comprometendo a quantidade de energia gerada.
Em suma, você ainda estará gerando energia, porém com menos eficiência.
Até uns anos atrás, o custo para o investimento era bastante elevado, dificultando a adesão ao sistema. Atualmente, existem maiores opções de financiamento e novas linhas de crédito que facilitam o acesso à tecnologia por parte de todos.
Vale ressaltar também que a própria economia proporcionada pela energia solar é capaz de pagar as parcelas do seu financiamento, por exemplo.
Esse tempo varia bastante e está atrelado a diversos fatores, como quantidade de energia gerada, tributos a serem pagos e degradação anual dos módulos. Contudo, a média de retorno, no Brasil, é de 4 a 5 anos, o que ainda garante a você, pelo menos, mais uns 20 anos de muita economia.
Não. Mesmo com o sistema fotovoltaico em uso, você ainda precisará pagar uma taxa mínima. Entretanto, você conseguirá reduzir os seus gastos na conta de luz em até 95%.
Você pode optar por levar o seu sistema fotovoltaico com você. Por ele ter característica modular, é possível transferi-lo para outros imóveis sem prejudicar seu desempenho, desde que o processo seja realizado por uma empresa especializada.
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e confira outros artigos disponíveis para conhecer ainda mais sobre o sistema de energia solar e seus benefícios.
Em caso de dúvidas, entre em contato com os nossos especialistas, estamos à disposição!